Tags

, , ,

A Lainny colocou um comentário neste texto meu, e ela pergunta qual seria uma idade adequada para fazer curso de teatro. Vejam só:

quantos anos precisa para poder fazer um curso de teatro?assim por que eu ja penso no meu futuro e ja pretendo fazer teatro desde pequena! por favor me responda.

Eu suponho que ela seja bem novinha, dez a doze anos; e também suponho que ainda não esteja muito claro para ela se quer fazer “Teatro” ou se quer “interpretar”,ou ainda, se quer ser “famosa”; então enviei uma resposta pessoal. Infelizmente, o e-mail voltou. Então, publico aqui, na esperança de que ela volte e veja a resposta que escrevi.

Em todo caso, espero que essa resposta seja útil pra outras pessoas que tenham o mesmo tipo de dúvida.

Oi, Lainny!
Você mandou um comentário no meu blog Camarim. Nele, você pergunta qual a idade mínima para fazer curso de teatro.

Olha, Lainny, eu acho possível cursar interpretação desde pequena. Acho mesmo. Temos atores que começaram bem novinhos e se tornaram adultos reconhecidos em sua profissão: Glória Pires, Deborah Secco, Leandra Leal, Selton Mello, no Brasil; internacionalmente, eu poderia citar Dakota Fanning, Daniel Radcliffe (dos filmes Harry Potter), e ainda muitos outros.

Porém, antes de buscar um curso na sua cidade (você não disse onde mora, nem quantos anos tem. É em Manaus? Você é muito criança?), eu recomendo que você seja uma boa espectadora. Assista a espetáculos de teatro. Veja filmes, filmes antigos, filmes recentes, filmes brasileiros. Veja televisão, sim, veja televisão. E também tente apreciar pintura, fotografia, música, dança, esportes. Quem é muito novo se beneficia tanto com a diversidade de experiências! (E quem não é muito novo, também.) Leia a parte cultural do jornal. Leia livros sobre teatro, cinema, biografias de atrizes que você goste. Converse com o professor de artes da sua escola.

(Estou supondo que você tenha onze ou doze anos, mas pode ser que você tenha mais ou menos do que isso.)

Aííí, quando você tiver um pequeno repertório de experiências, você vai começar a conviver com a cena cultural da sua cidade. Talvez tenha algum grupo de teatro infantil, não sei. Se tiver, você fica um pouquinho depois do espetáculo, e conversa com o elenco. Conversa mesmo, pergunta se algum deles dá aula, ou se participa de algum curso que aceite menores de idade.

Já ouvi falar de cursos de interpretação pra crianças, mas são mais voltados pra Televisão, publicidade, sabe? A presença de crianças no teatro profissional não é tão comum assim.

Sabe, interpretar tem seu lado divertido, claro que tem; mas também é um trabalho, que requer empenho, disciplina, dedicação e tempo, ao menos algumas horas semanais. Ensaios são normalmente repetitivos, às vezes frustantes. E não é muito fácil para crianças muito pequenas se concentrarem durante muito tempo em uma mesma tarefa.

Em todo caso, torne-se antes um apreciadora da arte de interpretar. Aos poucos, você vai achando seu caminho. E não tenha pressa: o teatro não é como a ginástica artística, ou o balé, que exigem que você comece muito criança para conseguir ser um profissional. Você pode começar no seu tempo.

O que vocês acham?

