Tags

, , , ,

Estou cursando uma materia aqui na Appalachian State University que se chama “The Stage Environment”.
Nao sei dizer se tem alguma equivalencia direta, pois me parece uma mescla de Analise Critica e Elementos Visuais do Espetaculo. Pois vamos estudar os principios basicos de Cenario, figurino, maquiagem, Iluminacao e som, e tambem vamos analisar estes mesmos elementos em producoes, apresentando criticas dos espetaculos.
A disciplina e pre-requisito para todas as disciplinas da grande area “Tecnologia do Teatro”. Tres professores dividem a disciplina.

Hoje, a aula foi sobre Scenic Design. Apos nos apresentar diversos tipos de palco (Proscenium Stage, Thrust Stage, Arena e Black Box), pudemos observar como funciona o teatro do Department of Theatre and Dance.

Durante este ano letivo, o Departamento tera duas montagens teatrais, dois festivais de danca e duas performances convidadas. Pelo que percebi, os professores se dividem de acordo com suas habilidades para realizar a producao. Entao, minha professora de figurino ficou responsabel pelo Guarda-roupa, assim como os professores de cenario e iluminacao. Os professores de Direcao serao os Diretores, e os alunos fizeram audicoes para compor o elenco.

Ate onde percebi, os calouros (freshman) que nao estao no elenco podem ajudar como contra-regras (stagehands), ou senso assistentes em Figurino, Luz, Som, ou Maquiagem. Os alunos mais experientes, que optaram pela grande area (Major) de Tecnologia do Teatro, coordenam as atividades e delineiam a agenda.

Em suma, se voce estuda aqui, vai ser quase impossivel nao estar envolvido em pelo menos uma das apresentacoes. Voce precisa pelo menos estar na plateia, visto que tera que apresentar uma critica dos espetaculos. Estou matriculada em oito disciplinas, e 4 delas pedem criticas dos espetaculos.
Ha cobranca de ingressos para os espetaculos (com descontos para os estudantes), mas caso voce nao possa pagar MESMO, ha a possibilidade de ser voluntario em noite de espetaculo (por exemplo, na bilheteria, dando informacoes para o publico, dizendo onde fica o banheiro…) e, desta forma, assistir ao espetaculo sem precisar de ingresso.

Pois bem, nosso professor de cenario e iluminacao esta responsavel pelo Design do cenario de “Noises Off!“. Noises Off! e um exemplo de meta-teatro: os personagens sao atores que estao ensaiando uma peca-dentro-da-peca, que se chama Nothing On. O primeiro ato e Nothing On, o segundo ato sao os bastidores de Nothing On.

Dada esta dualidade, ele concebeu um cenario giratorio. Esta eh a parte da “frente”, o cenario da peca-dentro-da-peca.

Cenario de Noises Off, frente
Cenario de noises OFF, Frente

Essa eh a parte do “fundo”, o cenario do segundo ato, onde vemos os bastidores da companhia.

Cenario de Noises Off, fundo

E aqui, o cenario completo de perfil, na minha mao.

Cenario de Noises OFF na minha mao

Cenario de Noises OFF na minha mao

A peca estreia no finalzinho de setembro, entao a construcao do cenario ja esta bastante adiantada. Fomos visitar a carpintaria (igualmente com professor responsavel e alunos trabalhando, sendo que alguns sao remunerados por bolsas), e meu queixo caiu. O cenario esta quase pronto.

Ele mostrou ainda outros modelos de cenarios de producoes passadas do Departamento, mas o que me deixou mais impressionada foi o cenario de Perseguicao e Assassinato de Jean-Paul Marat apresentada pelos internos do Hospicio de Charenton sob a direcao do Marques de Sade (mais conhecida pelo apelido de MARAT/SADE).Eu li essa peca na UEA, durante um curso de Ferias de Literatura Dramatica, e fiquei com ela na cabeca por meses. Adorei a concepcao deste cenario.

Cenario de MARAT/SADE

Cenario de MARAT/SADE

Anúncios